Categorias
Sem categoria

Negociar uma propriedade pode ser um pouco complicado para uma pessoa que não entende sobre o assunto. Um dos pontos que ouvimos muito falar e costumam gerar diversas dúvidas é o contrato de compra e venda de imóvel.

É fundamental entender sobre esse processo e a sua importância durante a negociação. Para isso, é necessário o acompanhamento de uma imobiliária com conhecimento para saber quais os impactos de cada cláusula aos envolvidos.

O que é contrato de compra e venda de imóvel?

O contrato de compra e venda de imóvel está ligado ao compromisso entre o vendedor e o comprador. Nele será inserido a intenção do vendedor em entregar o imóvel e do comprador em fazer o pagamento acordado.

Todo contrato de compra e venda é consensual. Ou seja, quando o vendedor e comprador chegam a um acordo para sua concretização.

Além disso, é um contrato bilateral, ou seja, existem obrigações a serem cumpridas pelas duas pessoas. E também oneroso, pois ambas as partes possuem proveitos, ou seja vantagens, mas que será algum sacrifício para que isso aconteça.

Quando o imóvel estiver localizado dentro de um condomínio, para a proteção do comprador e vendedor, todas as restrições de origem urbana do local deverão estar registradas no contrato. No entanto, para os imóveis comprados na planta, o contrato precisa incluir algumas informações, são elas:

  • a data de início e término da obra;
  • o valor do imóvel e as formas de pagamento;
  • dados do comprador, construtora e representantes da edificação do imóvel;
  • o prazo de carência para a quebra do contrato;
  • multa por atraso nos pagamentos;
  • localização;
  • metragem total do imóvel.

Qual a importância do contrato de compra e venda de imóvel

Esse contrato é de extrema importância, pois demonstra a garantia de que a venda se concretizará, uma vez que ela só acontece com a passagem da escritura.

Em razão disso, é peça fundamental na transação, pois além dos negócios envolverem valores altos, é no contrato que constará o detalhamento de todo o negócio , como por exemplo os direitos e deveres tanto do comprador quanto do vendedor.

Qual o papel da imobiliária?

O papel da imobiliária é dar segurança e comodidade nos processos de compra e venda de imóveis de todos os tipos, com a função de intermediar a relação e garantir os direitos e deveres de ambas as partes.

Procurar uma imobiliária para a compra de um imóvel garante respaldo jurídico. A empresa se torna responsável por garantir que tudo aconteça dentro da lei do mercado imobiliário e que o contrato seja protegido pela legislação brasileira.

FONTE : https://tecimob.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s